segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Um Mundo Caotico

origem, nada tinha forma no universo. Tudo se confundia, e não era possíveldistinguir a terra do céu nem do mar. Esse abismo nebuloso se chamava Caos. Quantotempo durou? Até hoje não se sabe.Uma força misteriosa, talvez um deus, resolveu pôr ordem nisso. Começou reunindoo material para moldar o disco terrestre,
1
depois o pendurou no vazio. Em cima, cavou aabóbada celeste, que encheu de ar e de luz. Planícies verdejantes se estenderam então nasuperfície da terra, e montanhas rochosas se ergueram acima dos vales. A água dosmares veio rodear as terras. Obedecendo à ordem divina, as águas penetraram nas baciaspara formar lagos, torrentes desceram das encostas, e rios serpearam entre os barrancos.Assim, foram criadas as partes essenciais de nosso mundo. Elas só esperavam seushabitantes.
 
 
Os astros e os deuses logo iriam ocupar o céu, depois, no fundo do mar, ospeixes de escamas luzidias estabeleceriam domicílio, o ar seria reservado aos pássarose a terra a todos os outros animais, ainda selvagens.Era necessário um casal de divindades para gerar novos deuses. Foram Urano, o Céu,e Gaia, a Terra, que puseram no mundo uma porção de seres estranhos.
1. Os antigos pensavam que a Terra era chata, rodeada pelo oceano c coberta pela abóbada celeste.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário